Planejamento e administração do tempo:  Tema tão relevante nos dias atuais, pois parece que o tempo anda escasso frente tantas atividades que estamos envolvidos.

Planejamento
Começo fazendo uma reflexão: Será mesmo que estamos sendo improdutivos no nosso dia a dia? Ou estamos idealizando uma produtividade que não existe ? OU, será que estamos desperdiçando nosso precioso tempo com tarefas que não são as prioridades da nossa vida e tendo a sensação de insatisfação e improdutividade? Como essas questões são muito individuais, cada um dentro da sua realidade pode constatar qual é a sua situação.

Abaixo, são  citadas algumas dicas simples para lhe ajudar nesse processo e  aumentar a produtividade. 

1) Tenha uma lista de prioridades para o dia.

Você precisa ter claro em quais atividades você vai investir seu tempo. Se você tem uma lista enorme é mais fácil você se perder no caminho. O melhor é dividir as tarefas em pequenas metas. Assim, cada vez que você cumpre uma meta você ganha impulso, motivação,  para fazer a próxima.

Há, mas e como identificar as prioridades? Estabeleça prioridades com base na importância. Tente responder por que fazer essa tarefa é importante para você? O que você ganha? Quais tarefas terão maior impacto se não o fizer?

Prioridades

2) Evite a procrastinação.

Preste atenção no que sabota a sua produtividade. Conheça quais as suas distrações, para poder eliminá-las. O que afinal o impede de seguir aquele roteiro “perfeito” que você colocou na agenda? Conhecer esses sabotadores é um passo enorme. Muitos de nós não fazemos ideia, por exemplo, de quantas horas ficamos no whatsapp/redes sociais, conversando no café, ou pensando no que vai fazer no final de semana, etc, e não “tem tempo para ler um livro que quer muito!”.

Dica: Se  precisar, e for possível ( caso você não trabalhe com isso) desconecte as redes sociais, as mensagens instantâneas e avisos de e-mails. E especifique horários específicos para fazer isso.  Dependendo do que você precisa fazer, você pode usar a técnica pomodoro:

Funciona assim: escolha uma atividade para fazer e você vai trabalhar nela por 25min consecutivos         ( não vale roubar, parar e olhar no whatsap por exemplo hehehe), e após 25 min você tem 5 min para se distrair, levantar, tomar um cafezinho, verificar as redes sociais, etc. ( Eu já usei essa técnica, principalmente quando precisava estudar uns artigos que eu achava complicado, ou chatos rs, ou para escrever a tese, e me ajudou bastante). Testa e depois me conta!

 

3) Divida melhor o seu tempo de trabalho e descanso.

Ter  hobbies,  descansar,  momentos de lazer e ócio são essenciais para aumentar a produtividade.   Existem diversos estudos apontando isso, que o equilíbrio entre trabalho e lazer, entre vida profissional e pessoal,  influenciam positivamente no aumento da produtividade.  Então, perceba se você têm encontrado momentos em que realmente saí do ambiente de trabalho, não só de corpo, mas, principalmente, mentalmente; ou seja, esteja presente nas atividades de lazer  “de corpo e alma” ( pois, infelizmente é grande o número de pessoas que leva as questões do trabalho para casa, nos pensamentos). Então, faça atividades prazerosas que realmente façam você “esquecer” por determinado tempo o trabalho. Quando você voltar  estará mais concentrado, criativo e produtivo.

4) E por fim, conheça a si mesmo!

Cada um de nós é único, e respeitar essa individualidade pode te tornar muito mais produtivo.

Por exemplo, sabendo  como o número de horas de sono, a alimentação, o seu estado emocional, etc,  influenciam no seu dia e na sua produtividade, você vai poder lidar melhor com alguns dias que não render tanto como gostaria.

Lembre-se que não somos máquinas ( e mesmo as máquinas precisam de tempo para reparo e manutenção). Então, aumente sua produtividade, mas lembre-se que o importante mesmo é aumentar sua qualidade de vida!  É você viver, um dia de cada vez, e bem. É aí que a mágica acontece. Afinal, você quer ser mais produtivo para quê? 😉

Dica extra:  

Socrates